sábado, 27 de junho de 2009

Santos Populares

São João

Apesar de Santo António ser o mais conhecido, São João é o que tem a maior festa. A animação dura dia e noite e todos estão prontos para a "farra". Até os políticos!
Sabias que o santo que se comemora no Porto não é o São João Baptista, como todos pensam? É o São João do Porto, padroeiro desta cidade!
Vamos-te contar a história:No século IX, existia no Norte do País um eremita (pessoa que vive sozinha, longe de todos) chamado João. Enquanto foi vivo deu muitos conselhos às pessoas que lhe iam pedir ajuda.
Quando morreu, descobriu-se que muita gente ia ao sítio onde estava enterrado para chamar pelos seus poderes de santo.
Sabias que uma rainha, no século XII, trouxe a cabeça de S. João para o Porto para ser venerada pelas pessoas? Diz-se que ainda está na capela da Santa Cabeça, da igreja de Nossa Senhora da Consolação.
Mas como esta história é um bocadinho macabra e o São João do Porto nunca foi aceite oficialmente acabou por se juntar o útil ao agradável.

Ou seja, começou-se a festejar o São João do Porto no dia 24 de Junho, a mesma data de São João Baptista!
Sabias que, por coincidência, os dois santos eram eremitas e "perderam a cabeça"?



São Pedro

São Pedro é um dos santos mais antigos da religião católica. Sabias que foi o primeiro dos Apóstolos de Jesus?
O seu verdadeiro nome era Simão, o Pescador, mas Jesus deu-lhe o nome de Pedro, que vem da palavra pedra, porque seria ele a "pedra sobre a qual se iria construir a igreja cristã".
Pedro era pescador nos mares da Galileia, por onde Jesus andava a pregar, e era irmão de André, outro dos Apóstolos.
Curiosamente, conheceram-se através de São João Baptista. Sabias que São Pedro seguiu imediatamente Jesus e o aceitou como o "Messias" (o Salvador)?
Esta decisão mostra como o Santo era impulsivo (agia sem pensar muito), apesar de ser um homem bondoso. Conta-se que se aborrecia facilmente com as pessoas e que essas discussões o deixavam abatido e triste. Por outro lado, tinha muitas dúvidas, mas era o primeiro a ter todas as iniciativas.
Talvez pela sua bondade e boa vontade, Jesus dá-lhe a missão de chefe da Igreja. Por isso é que São Pedro é considerado o primeiro Papa !

Mas afinal o que é que este Santo, com mais de 2 mil anos, tem a ver com as tradições que hoje são festejadas em seu nome por quase todo o mundo?
Afinal, São Pedro era uma pessoa muito séria, que fazia milagres e foi o primeiro Papa cristão.
Este santo é invocado (a quem se pede ajuda) pelos crentes por muitas razões:
- É protector dos pescadores e guarda as portas do Céu. É aliás, por essa razão que é apresentado com as suas longas barbas brancas e um molho chaves na mão.
- Segundo a crença popular, São Pedro é também muitas vezes responsabilizado pelo estado do tempo, nomeadamente pela ausência ou abundância de chuva.
- O dia dedicado a São Pedro é 29 de Junho que marca o fim das festas dos "Santos Populares".
É a partir desta data que se explica o facto de São Pedro ser um dos "Santos Populares". Mais uma vez tudo tem a ver com as tradições pagãs e com os rituais do início do Verão.
Se não chove, pede-se a São Pedro para tratar do assunto para que as colheitas não morram de sede. Se o problema é trovoada, reza-se ao Santo para ele se acalmar, porque com certeza está num dia de mau humor!Se há tempestade no mar, pede-se a São Pedro que ajude os seus colegas pescadores. E assim por diante.
Tal como Santo António e São João, este homem é visto como casamenteiro e um dos santos do Verão, que todas as pessoas adoram.
É Santo padroeiro de tudo e mais alguma coisa:

- De pessoas em delírio, com problemas nos pés, com febres e dos idosos.

- Mas também dos padeiros, dos construtores de pontes, dos homens do talho, dos relojoeiros, sapateiros, pescadores, agricultores e construtores de barcos e redes.

JARDINS DAS DELÍCIAS

JARDINS DAS DELÍCIAS

Um conjunto de espectáculos e oficinas que durante o mês de Julho vão animar os Jardins do concelho de Cascais:

PARQUE MARECHAL CARMONA, em Cascais
PARQUE MORAIS, na Parede
QUINTA DA ALAGOA, em Carcavelos

Brugmansia (Oficina) 6 a 12 anos
Brugmansia é uma ex-bailarina que habita nos parques de Cascais. A sua casa é composta por uma sala ao ar livre, sobre a relva, muito confortável, local a que ela chama “o espaço da minha dança”. De vez em quando recebe convidados e para os entreter conta-lhes a história do parque onde vive, chamando a atenção para algumas plantas especiais. Com base no crescimento da planta e do ciclo que aí se origina faz-se uma aula ao ar livre que, no final, resulta numa pequena dança que é mostrada aos participantes. Pelo grupo Jangada de Pedra.
Inscrições: 214 815 331
Duração: 3h
Obs.: Requer marcação prévia

E agora senhor Gilberto? (Espectáculo) M/0
Um dia especial na vida de Caco, Quico e Uva. Viagem ao mundo imaginário de três personagens muito jovens, também elas saídas de um universo de ficção. A partir de objectos encontrados ao acaso, inventam situações, desenham personagens e habitam espaços imaginários. Faz de conta…Pelo Joana Grupo de Teatro
Duração: 50 a 60 minutos

LOCAIS E HORÁRIOS

Brugmansia
Parede Parque Morais 4 Jul.: 10h
Cascais Parque Marechal Carmona 11 Jul.: 10h
Carcavelos Quinta da Alagoa 18 Jul.: 10h

E agora senhor Gilberto?
Cascais Parque Marechal Carmona 12, 26 Jul.: 17.30h
Parede Parque Morais 17 Jul.: 17.30h
Carcavelos Quinta da Alagoa 19 Jul.: 17.30h

Informações: 214 815 331

"Dar Sangue é dar Vida"

Como é do seu conhecimento, o sangue não se fabrica artificialmente e só o Ser Humano o pode doar.
Por esta razão, o sangue existente nos Serviços de Sangue depende inteiramente do gesto valiosíssimo de todos aqueles que generosamente, de forma benévola e regular, efectuam a sua dádiva de sangue.

O sangue é necessário todos os dias.

Todos os dias, existem doentes com anemia, doentes que vão ser submetidos a cirurgia, doentes acidentados com hemorragias, doentes oncológicos que fazem tratamento com quimioterapia, doentes transplantados e muitos outros que necessitam de fazer tratamento com componentes sanguíneos.
Enquanto um doente com anemia pode necessitar de 1 ou 2 unidades de sangue, um doente com transplante de fígado pode necessitar de maior número de unidades de sangue e um doente com leucemia pode necessitar de um número muito elevado de componentes sanguíneos.

Uma unidade de sangue total representa aproximadamente 4S0ml.
Cada pessoa tem em circulação 5 a 6 litros de sangue, dependendo da superfície corporal.
O sangue doado é rapidamente reposto pelo nosso organismo.
A unidade de sangue depois de colhida vai ser separada nos seus constituintes: Glóbulos Vermelhos, Plasma e Plaquetas ou Crio precipitado, de acordo com a produção escolhida.

Não há qualquer possibilidade de contrair doenças através da dádiva de sangue, pois todo o material utilizado é estéril e descartável, usado uma única vez.

Quem pode dar?

Podem dar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igualou superior a 50kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos.

Os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses (4 vezes/ano), e as mulheres de 4 em 4 meses (3 vezes/ano), sem nenhum prejuízo para si próprios.
Dar sangue não engorda, não enfraquece e não causa habituação.

A dádiva de sangue não deve ser efectuada em jejum. Deve-se tomar uma refeição ligeira sem álcool e sem gorduras como por exemplo uma sanduíche e um sumo.

Clique no link para esclarecer algumas das dúvidas mais comuns em relação à dádiva de sangue.

http://www.ipsangue.org/maxcontent-documento-91.html

Depois de as esclarecer, salve vidas!

No próximo dia 29 de Junho, estará na nossa escola um posto móvel do Instituto Português do Sangue para fazer a recolha de dádivas de sangue.
O horário é: das 9h às 13h.

Apareçam!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Festival Panda


O maior evento infantil do ano, o Festival Panda tem lugar no Estádio do Dragão no Porto no próximo dia 27 de Junho e nos dias 4 e 5 de Julho no Estádio Municipal de Oeiras.
O espectáculo conta com várias diversões infantis, shows, jogos, e como é esperado, a grande actuação do Panda que toca os sucessos musicais do Canal, acompanhado pelos amigos Crocas, Riscas e Krinkas. Já estão confirmadas as presenças como Winx, Irmaos Koala e Vila Moleza.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Convite para a Festa do Final de Ano

Programa

Sala 1 e 2 do JI
Marcha Turca – Instrumental

Sala das Tartarugas (1ºA)
Vem que eu vou-te Ensinar

Sala das Joaninhas (1ºB)
A Abelha Maia

Sala dos Ouriços (1ºC)
Madagáscar

Sala dos Leões (2ºA)
Grease – “Summer Night”

Sala dos Gatos (2ºB)
Garfield – “I Feel Good”

Sala dos Cachorrinhos (2ºC)
Dirty Dancing

Sala das Girafas (3ºA)
Mama Mia – “Lay all your love”

Sala dos Peixinhos (3ºB)
Aldeia da Roupa Branca

Sala dos Elefantes (3ºC)
Grease – “Lightning”
Intervalo
Sala dos Dinossauros (4ºA)
Flintstones Fashion

Sala dos Patinhos (4ºB)
Electric Dreams

Sala dos Coelhinhos (4ºC)
West Side Story – Amor sem Barreiras

Sala dos Papagaios (4ºD)
Fama

Campeonato de Futebol
Entrega das Taças

4º Anos
Entrega dos Diplomas

AEC’S 1º Ano
Música do Corpo Humano

AEC’S 2º Ano Hockey-Pockey

AEC’S 3º Ano
As Marias e os Maneis

AEC’S 4º Anos A e B
Música Country – Line Dance

AEC’S 4ºAno C
Marcha do Bom Soldado

AEC’S 4º Ano D
Álbum de Despedida
Fim
Apareçam!

Instrumento Musical para a Festa de Final do Ano




















Esta semana, cada sala fez um instrumento musical para enfeitar o palco da festa.
Este foi o trabalho da nossa sala: um TAN-TANS.

Também vocês podem experimentar fazer um em casa.
É muito fácil!

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Duas latas com capacidades diferentes, um cordel com cerca de dois metros, plástico forte e linha de coser das valentes.


FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS

Uma tesoura


EXECUÇÃO

Prendes e esticas bem o plástico em cada uma das latas. Esta operação deve ser feita por duas pessoas: uma ata e a outra vai esticando o plástico. Depois das duas latas, terem o respectivo plástico bem esticado, atas uma lata à outra, de tal modo que os plásticos fiquem à mesma altura.


DECORAÇÃO

De "coração" te digo. A arte é tua, mas não dês cabo dos ouvidos, lá em casa. Tocar tambor não é fazer barulho. Aprende a tocar os teus TAN-TANS ao ritmo de uma música do teu agrado. Não te esqueças do conselho e tem cuidado com os teus ouvidos. A surdez é uma doença terrível e o facto de ouvires música muito alto, pode danificar os teus ouvidos.


COMO TOCAR

É importante que os teus TAN-TANS, tenham o plástico bem esticado. Com a ponta dos dedos bate ritmadamente no tambor maior e depois no pequeno ou vice-versa. Os TAN-TANS, seguram-se entre as pernas, para poderes utilizar as duas mãos na sua execução. Agora tenta acompanhar o ritmo de uma canção.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Dia de Santo António

Santo António de Lisboa (para os italianos Santo António de Pádua), com o nome de baptismo Fernando Martim de Bulhões e Taveira Azevedo, (Lisboa, cerca de 1191 / 1195 – Pádua, 13 de Junho de 1231), foi um frade franciscano português, canonizado pela Igreja Católica e por esta proclamado Doutor da Igreja.
Primeiramente foi frade agostiniano em Coimbra (1210), depois frade franciscano conventual (1220), viajou muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França.


No ano de 1221 passou a fazer parte do Capítulo Geral da Ordem de Assis, a convite do próprio Francisco, o fundador.



Foi professor de Teologia e grande pregador. Foi convidado por São Francisco para pregar contra os Albigenses em França. Foi transferido depois para Bolonha e de seguida para Pádua. Morreu aos 36 anos.
Santo António de Lisboa é considerado por muitos católicos um grande taumaturgo, sendo-lhe atribuído um notável número de milagres, desde os primeiros tempos após a sua morte até aos dias de hoje.



Em Portugal, Santo António é muito venerado na cidade de Lisboa e o seu dia, 13 de Junho, é feriado municipal.
As festas em honra de Santo António começam logo na noite do dia 12. Todos os anos a cidade organiza as marchas populares, grande desfile alegórico que desce a Avenida da Liberdade (principal artéria da cidade), no qual competem os diferentes bairros, um pouco à maneira das escolas de samba, numa espécie de Carnaval português.
Um grande fogo de artifício costuma encerrar o desfile. Os rapazes compram um manjerico (planta aromática) num pequeno vaso, para oferecer às namoradas, as quais trazem bandeirinhas com uma quadra popular, por vezes brejeira ou jocosa. A festa dura toda a noite e, um pouco por toda a cidade, há arraiais populares, locais de animação engalanados onde se comem sardinhas assadas na brasa, febras de porco (fêveras),come-se também o caldo verde (uma sopa feita com couve tipo mineira, cortada aos fiapos,o que lhe confere uma cor esverdeada) e se bebe vinho tinto.



Ouve-se música e dança-se até de madrugada, sobretudo no antigo e muito típico Bairro de Alfama.



Santo António é o santo casamenteiro, por isso a Câmara Municipal de Lisboa (prefeitura) costuma organizar, na Sé Patriarcal de Lisboa, o casamento de jovens noivos de origem modesta, todos os anos no dia 13 de Junho. São conhecidos por 'noivos de Santo António', recebem ofertas do município e também de diversas empresas, como forma de auxiliar a nova família.

Corpo de Deus

Porque é que hoje é feriado?



A Solenidade Litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo, conhecida popularmente como "Corpo de Deus", é, de acordo com a lei geral da Igreja, um dos dez dias festivos de preceito.


O dia do Corpo de Deus é uma exultação popular à Eucaristia, sendo manifestada no 60° dia após a Páscoa e forçosamente uma quinta-feira, fazendo assim a união íntima com a Última Ceia de quinta-feira Santa, daí o seu carácter de feriado móvel.




Começou a ser celebrado há mais de sete séculos e meio, em 1246, na cidade belga de Liège, tendo sido alargada à Igreja universal pelo Papa Urbano IV através da bula "Transiturus", em 1264, dotando-a de missa e ofício próprios.


Chegou a Portugal provavelmente nos finais do século XIII e tomou a denominação de Festa de Corpo de Deus, embora o mistério e a festa da Eucaristia seja o Corpo de Cristo.


No princípio do sec. XV, com D. João I, a festa do Corpo de Deus era já celebrada com solene procissão, e actualmente inúmeras instituições e comunidades fazem festa com redobrado fervor, incluindo a procissão.

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Luís de Camões representa o génio da Pátria, representa Portugal na sua dimensão mais resplandecente e mais sublime.
O feriado em sua honra celebra-se neste dia, data provável do falecimento daquele que é considerado o maior poeta de língua portuguesa e dos maiores da Humanidade, autor de “Os Lusíadas“.
Dia das Comunidades porque neste dia se homenageiam cinco milhões de portugueses espalhados pelo Mundo.
Até ao 25 de Abril de 1974, o 10 de Junho era conhecido como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça, exaltando-se a originalidade do povo português face aos outros povos europeus, que …
(…)
Por mares nunca de antes navegados
Passaram ainda além da Taprobana
Em perigos e guerras esforçados,
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaramNovo reino, que tanto sublimaram.
(…)
Camões, Lusíadas, Canto I.
O Dia de Portugal é também o dia em que se tenta “dignificar, através da atribuição de determinados títulos e medalhas, portugueses que se tenham distinguido em determinadas áreas, sem distinção da opção ideológica ou da opção religiosa”.

O programa oficial das Comemorações do 10 de Junho, que este ano decorrem em Santarém, irá incluir uma homenagem a Salgueiro Maia, com a deposição de uma coroa de flores no monumento ao "capitão de Abril".

Poderás saber mais informações acedendo ao seguinte link:


Vem visitar Santarém!






segunda-feira, 8 de junho de 2009

Hora do Conto - Rainha das Borboletas

O pai da Bibiana, que é designer gráfico, elaborou este magnífico livro com uma das histórias que trabalhámos na Hora do Conto.
Está espectacular!



Vivi, a Fadazinha da Esmeralda


"Nesta nova série de sete livros, Raquel e Cristina são chamadas ao País das Fadas para resolverem mais um mistério.


O Génio do Gelo roubou as sete pedras preciosas da coroa da Rainha Titânia e sem elas, as fadazinhas deixam de poder realizar magias.


As pedras preciosas têm de regressar rapidamente à coroa antes que as fadas percam por completo todo o seu poder mágico.


Raquel e Cristina estão dispostas a vencer todos os desafios para ajudarem as fadas a recuperar as pedras preciosas.


Neste terceiro livro da série, Cristina acompanha Raquel e o seu pai a uma grande loja de brinquedos, onde descobrem magia numa poça de água. Nessa poça vêem o que acontecerá no Futuro. As duas amigas compreendem logo que a Esmeralda está naquela loja e que precisam de ajudar a Vivi encontrá-la."

Verbo
in Dica da Semana

Caderno dos Gatos

Fui à China ao chá.

Achei uma chave chapada no chão.

Cheirei a chávena.

Cheirava a chá.

Deixei-a lá.





Qual a coisa qual é ela que entra em casa e põe-se à janela?

João Miguel

Mostra de Projectos

Está patente no Centro Comercial Odivelas Parque a Mostra de Projectos Escolares 2008/2009, até ao dia 16 de Junho.
Nesta exposição podemos ver alguns dos projectos desenvolvidos pelas escolas do Concelho de Odivelas, bem como pelos Jardins de Infância e Associações de Pais.
Como o tempo não está dado a passeios e como estamos à beira de um fim-de-semana grande, aproveite para ir visitar a exposição e ficar a conhecer alguns dos trabalhos desenvolvidos pelo seu(s) filho(s) ou neto(s).
Apareça

Click to play this Smilebox scrapbook:
Create your own scrapbook - Powered by Smilebox
Make a Smilebox scrapbook

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Caderno dos Gatos - Adivinhas

Qual é a palavra que tem quatro sílabas e vinte e seis letras?







Qual é a coisa qual é ela que faz andar mas não anda?




Qual é a primeira coisa que sefaz ao acordar?

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Concurso de Bolos

E o 1º Lugar foi...
Sala dos Gatos!!!!

A todos os Pais que participaram, o nosso

Muito Obrigado!



Click to play this Smilebox slideshow:
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Make a Smilebox slideshow

Base para "rato"

Click to play this Smilebox slideshow: Tapete para
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Make a Smilebox slideshow

Dia da Criança








Click to play this Smilebox slideshow: Dia da Criança
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Make a Smilebox slideshow





Para além de irmos ao cinema ainda recebemos alguns presentes:
1 livro (oferta da Escola)
1 base para o "rato"
Doces