sexta-feira, 16 de maio de 2008

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Dia Internacional da Família


Hoje é Dia Internacional da Família e como tal deve ser relembrado e comemorado.

A Família é o melhor que nós temos.

É ela que nos dá carinho e atenção, que nos ouve e nos entende, que nos ajuda quando precisamos.

Para que tudo isso aconteça temos de nos respeitar e garantir sempre a proximidade entre cada elemento.
Aproveitem a vossa família ao máximo, que nós faremos o mesmo, sempre!

Acidentes Domésticos

Hoje foram à nossa Escola duas senhoras da Protecção Civil de Odivelas ensinarem-nos alguns dos cuidados que devemos ter, em nossa casa, para nossa segurança.
Aprendemos muito sobre acidentes domésticos e outras coisas foram-nos relembradas.
Todos nós participámos na actividade, fazendo perguntas e dando respostas.
No fim, vimos um filme muito engraçado, em que o Pato Donald só sofria acidentes porque não tinha cuidado.
Foi uma manhã muito divertida!

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Hora do conto




Ontem, fomos fazer a Hora do Conto à sala da Educadora Ana Teresa.



Desta vez foi a nossa amiga Ismaëla que leu a história para os meninos.



A história que a Ismaëla leu foi da "Pequena Sereia".



Os nossos amigos do Jardim de Infância gostaram muito de ouvir a história e por isso a Educadora Ana Teresa presenteou-nos com uma deliciosa guloseima.






quarta-feira, 7 de maio de 2008

Torneio de Futebol Masculino

Hoje houve, novamente, torneio de futebol, mas desta vez masculino.
Os nossos Felinos jogaram mais uma vez com a turma do 1ºA e mais uma vez perderam.
O jogo foi muito renhido e no final ficámos empatados a 3 golos.
Assim fomos para as marcas de grande penalidade e por infelicidade nossa falhámos um penalti e perdemos por 6-7.
Tenho de dar os parabéns aos nossos excelentes jogadores que fizeram um magnífico jogo, sobretudo ao Bruno que marcou 3 golos.
Parabéns também à restante turma que apoiou e incentivou os nossos jogadores em ambos os jogos.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Torneio de Futebol


Hoje houve torneio de futebol feminino.
As nossas gatinhas jogaram contra o 1ºA e infelizmente perderam.
Foi um jogo muito emocionante.
Na primeira parte do encontro, a equipa adversária marcou através de penalti, porque uma das nossas gatinhas lembrou-se de ajeitar a bola com a mão.
A nossa guarda-redes não teve hipótese de defesa.
Fomos para o segundo tempo e iniciámos ao ataque. Foi num desses ataques que a nossa Micaela marcou um "golaço", que infelizmente não ficou para a posterioridade, porque a fotógrafa era péssima.
Continuámos a fazer um bom jogo, mas algumas gatinhas insistiam em arranjar as jogadas com a mão e foram-nos marcados mais quatro penaltis.
Mas graças à nossa excelente guarda-redes, Beatriz, só sofremos mais um.
O resultado ficou em 1-2 a favor da equipa adversária.

domingo, 4 de maio de 2008

Dia da Mãe

As mais antigas celebrações do Dia da Mãe remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe”, que pretendia homenagear todas as mães inglesas. Neste período, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. No Domingo da Mãe, os servos tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.
À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa passou a homenagear-se a “Igreja Mãe” – a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal. Ao longo dos tempos a festa da Igreja foi-se confundindo com a celebração do Domingo da Mãe. As pessoas começaram a homenagear tanto as suas mães como a Igreja.
Nos Estados Unidos, a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872 por Julia Ward Howe e algumas apoiantes, que se uniram contra a crueldade da guerra e lutavam, principalmente, por um dia dedicado à paz.
A maioria das fontes é unânime acerca da ideia da criação de um Dia da Mãe. A ideia partiu de Anna Jarvis, que em 1904, quando a sua mãe morreu, chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos. Nessa ocasião, a sra. Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos enviou mais de 10.000 cravos para a igreja de Grafton – encarnados para as mães ainda vivas e brancos para as já desaparecidas – e que são hoje considerados mundialmente com símbolos de pureza, força e resistência das mães.
Segundo Anna Jarvis seria objectivo deste dia tomarmos novas medidas para um pensamento mais activo sobre as nossas mães. Através de palavras, presentes, actos de afecto e de todas as maneiras possíveis deveríamos proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias, mantendo sempre na lembrança o Dia da Mãe.
Face à aceitação geral, a sra. Jarvis e os seus apoiantes começaram a escrever a pessoas influentes, como ministros, homens de negócios e políticos com o intuito de estabelecer um Dia da Mãe a nível nacional, o que daria às mães o justo estatuto de suporte da família e da nação.
A campanha foi de tal forma bem sucedida que em 1911 era celebrado em praticamente todos os estados. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.
Hoje em dia, muitos de nós celebram o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou. No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis há 96 anos atrás.
Apesar de ter passado quase um século, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje e, à nossa maneira, podemos fazer deste um dia muito especial.
E é o que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos põe no mundo.
Em Portugal, até há alguns anos atrás, o dia da mãe era comemorado a 8 de Dezembro, mas actualmente o Dia da Mãe é no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo.

Neste site podes encontrar algumas ideias para ofereceres à tua mãe.





sábado, 3 de maio de 2008

Banda Filarmónica da PSP

Na passada quarta-feira, veio à nossa escola a Banda Filarmónica da PSP.
Tocaram muitas músicas que nós conhecemos e gostamos.
Foi uma manhã em cheio!