sábado, 27 de junho de 2009

"Dar Sangue é dar Vida"

Como é do seu conhecimento, o sangue não se fabrica artificialmente e só o Ser Humano o pode doar.
Por esta razão, o sangue existente nos Serviços de Sangue depende inteiramente do gesto valiosíssimo de todos aqueles que generosamente, de forma benévola e regular, efectuam a sua dádiva de sangue.

O sangue é necessário todos os dias.

Todos os dias, existem doentes com anemia, doentes que vão ser submetidos a cirurgia, doentes acidentados com hemorragias, doentes oncológicos que fazem tratamento com quimioterapia, doentes transplantados e muitos outros que necessitam de fazer tratamento com componentes sanguíneos.
Enquanto um doente com anemia pode necessitar de 1 ou 2 unidades de sangue, um doente com transplante de fígado pode necessitar de maior número de unidades de sangue e um doente com leucemia pode necessitar de um número muito elevado de componentes sanguíneos.

Uma unidade de sangue total representa aproximadamente 4S0ml.
Cada pessoa tem em circulação 5 a 6 litros de sangue, dependendo da superfície corporal.
O sangue doado é rapidamente reposto pelo nosso organismo.
A unidade de sangue depois de colhida vai ser separada nos seus constituintes: Glóbulos Vermelhos, Plasma e Plaquetas ou Crio precipitado, de acordo com a produção escolhida.

Não há qualquer possibilidade de contrair doenças através da dádiva de sangue, pois todo o material utilizado é estéril e descartável, usado uma única vez.

Quem pode dar?

Podem dar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igualou superior a 50kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos.

Os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses (4 vezes/ano), e as mulheres de 4 em 4 meses (3 vezes/ano), sem nenhum prejuízo para si próprios.
Dar sangue não engorda, não enfraquece e não causa habituação.

A dádiva de sangue não deve ser efectuada em jejum. Deve-se tomar uma refeição ligeira sem álcool e sem gorduras como por exemplo uma sanduíche e um sumo.

Clique no link para esclarecer algumas das dúvidas mais comuns em relação à dádiva de sangue.

http://www.ipsangue.org/maxcontent-documento-91.html

Depois de as esclarecer, salve vidas!

No próximo dia 29 de Junho, estará na nossa escola um posto móvel do Instituto Português do Sangue para fazer a recolha de dádivas de sangue.
O horário é: das 9h às 13h.

Apareçam!

Sem comentários: