quarta-feira, 1 de abril de 2009

1 de Abril - Dia das Mentiras



“O dia 1 de Abril é o dia do ano em que nos lembramos aquilo que somos nos restantes 364 dias.”
Origem do “Dia das mentiras”No distante ano de 1564 Charles IX, rei de França, decidiu adoptar o calendário Gregoriano. Até aí, o início do ano era comemorado na semana entre 25 de Março e 1 de Abril, coincidindo com o equinócio de Primavera.Com a adopção do novo calendário o ano passou a iniciar-se a 1 de Janeiro, o que constituiu uma verdadeira revolução para aquela época.


Muita gente, por ignorância e conservadorismo recusou-se a acreditar nesta alteração. Os adeptos do novo calendário passaram a chamar aos “descrentes” os “Tolos de Abril”, convidando-os para festas imaginárias a 1 de Abril e pregando-lhes toda a espécie de partidas.


A brincadeira pegou e, gradualmente, acabou por se espalhar pela Europa e pelo mundo, nomeadamente com o auxílio da comunicação social que, habitualmente neste dia não resiste, no meio de outras notícias, a inventar um ou dois disparates, geralmente bem-humorados e que nos fazem rir.


Nós próprios acabamos por colaborar já que temos, muitas vezes o hábito de também pregar pequenas partidas que vão desde pequenas mentiras a outras malandrices como colocar sal no açucareiro, trocar objectos do lugar, colar mensagens nas costas das pessoas, inventar histórias e por aí adiante...


Obviamente que o objectivo não é enganar ninguém. Pelo contrário, o objectivo destas pequenas e inofensivas partidas é fazer com que todos se riam, nomeadamente as vítimas das partidas.


Provérbio “No dia 1 de Abril vai o tolo onde não há-de ir”.


Diz-se que o bom mentiroso não cora, não se engasga e mente tão bem que acredita na falsidade que está a contar.”

2 comentários:

A Turma da Abelha disse...

Olá meninos, olá Colega,
Nem sempre é fácil parar no dia-a-dia para dizer que gostamos de algo que vimos, mas hoje temos tempo. É sempre com muito agrado que a Turma da Abelh@ e eu voamos pelo vosso espaço. Encontramos sempre muita alegria, muitas actividades engraçadas e úteis. Para mim é sempre útil ver novas ideias, novos materiais. Estão de parabéns todos pelo trabalho desenvolvido até aqui. A continuar para que a professora fica cada vez mais agradada.
Um beijinho para todos, boas férias e uma Santa Páscoa.
Professora Isabel

Curiosos à Vista! disse...

Olá amiguinhossss!
Uffaaaa finalmente tudo acalmou por cá!!! E agora é tempo de deixar as visitas em dia!
Estive a ver todas as vossas actividades e adoreeeiiii tuuddoo tuddooo!!! Parabénsss, contuam a desempenhar um excelente trabalho.
Vim deixar um beijinho grande para todos os meninos e para a querida professora que tanto tem feito para vos proporcionar bonitas actividades.
Desejos de uma Páscoa Feliz, com muitas amêndoas e ovinhos de chocolate!
Beijinhos grandes da professora Ana Cristina e dos Curiosos à Vista