terça-feira, 14 de abril de 2009

Projecto "Educar para a Cidadania"

Hoje tivemos a última sessão do "Projecto Educar pa a Cidadania".

O jogo de hoje intitula-se "Solidariedade sem Fronteiras" e consiste no seguinte:



É um jogo por equipas.


Cada equipa tem como objectivo acumular o maior número de pontos. Para esse efeito, os alunos recebem cartões com provas, coleccionando mais ou menos pontos consoante o desempenho da equipa.



Instruções do jogo:
A turma é dividida em quatro equipas.
Há quatro tipos de cartões (subentendendo diferentes categorias):

Mímica: um participante recebe um cartão e com mímica representa acções de modo a que sejam decifradas pela sua equipa; esta terá de identificar a palavra correcta que corresponde à dramatização.



Furor: todos os alunos jogam. Uma equipa de cada vez deve cantar durante um minuto um excerto de uma música (conhecida pelo menos por alguém de outra equipa) que contenha a palavra identificada no cartão recolhido. Sempre que uma equipa não consiga respeitar os critérios (palavra, música, tempo) fica fora de jogo, que termina quando 3 equipas perdem, restando apenas uma: a vencedora.







Escultura: joga apenas uma equipa. Um aluno serve de “barro” e o resto da equipa representa o “artista”. A equipa dispõe de dois minutos para fazer uma escultura que expresse a palavra que a ficha propõe.


ABC: todos os alunos jogam. Devem escrever1, num minuto e meio, todas as palavras que lhes ocorram e que se insiram no campo temático que a ficha identifica. Posteriormente as palavras válidas2 serão contabilizadas e ganha o grupo que tiver escrito a lista com o maior número de palavras.



O jogo começa com um cartão “furor”.
A equipa que recolhe o primeiro cartão é a que está posicionada à direita da equipa vencedora do cartão “furor” anterior.

O jogo faz-se no sentido dos ponteiros do relógio.
Cada equipa, independentemente do sucesso da tarefa, joga apenas uma vez por turno.
Regras e pontuações específicas para cada categoria:
Mímica: a equipa pode optar por uma de 3 modalidades:
Normal – a equipa procura simplesmente ter sucesso na tarefa (1 ponto).
Desafio – a equipa desafia outra(s) equipas. Se vencerem ganham 3 pontos por cada equipa desafiada. Se a equipa desafiada for mais rápida ganha 1 ponto e a equipa que desafiou não pontua.
Ajuda – pode ser pedida ajuda a outra equipa e, caso a tarefa seja bem sucedida, ambas as equipas somam 1 ponto.
Furor: todos jogam. A equipa que recolhe o cartão dita quem dará início à tarefa. A pontuação obedecerá à seguinte ordem:
1º lugar – 4 pontos
2º lugar – 3 pontos
3º lugar – 2 pontos
4º lugar – 1 ponto
Escultura: joga apenas a equipa que recolhe o cartão. Através de votação, as equipas espectadoras atribuirão 0 ou 1 pontos e o júri (o/s orientador/s da sessão) 1 ou 2 pontos à escultura apresentada.
ABC: todos jogam. A pontuação é distribuída de forma idêntica à categoria “furor”.
Nota: a pontuação dos alunos deverá ser apontada num quadro ou cartaz exposto para toda a turma.
1 Com alunos do 1º ano, as palavras devem lidas.
2 O orientador da sessão faz o papel de júri, devendo rever e validar as palavras que cada equipa coleccionou.

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