sábado, 25 de abril de 2009

O Hora do Conto - O Elefante Zacarias


Ontem, foi dia da Hora do Conto.

Mas desta vez foi a sala 1 do Jardim de Infância que foi à nossa sala, para ouvir a história do Elefante Zacarias.

Deste modo, poderam ter um melhor conhecimento de como funciona o 1º Ciclo, de verem algumas das diferenças entre o JI e o 1º Ciclo e irem-se preparando para a mudança que estão prestes a sentir.

A nossa história foi contada pela professora e relata a amizade entre uma ratinha branca chamada Aninhas e um elefante cego chamado Zacarias.

A Aninhas era uma ratinha branca muito diferente das outras, porque não queria ser amiga de outra ratinha como ela, mas sim de um elefante.

O Bolo era o chefe de um grupo de ratos brancos que metiam medo a toda a vizinhança. Eram tão maus que Aninhas tinha vergonha de pertencer à família dos ratos.

Um dia, a Aninhas encontrou-se frente a frente com um elefante, o Zacarias. Ele nem sequer se mexeu, porque os elefantes têm medo de ratos.

Contudo, Zacarias não via nada, nem pequeno nem grande, nem as formas nem as cores, pois ele era cego.

Aninhas e o Zacarias depressa se tornaram bons amigos. A ratinha lembrou-se de lhe descrever o mundo que os rodeava. Começou a descrever as cores da natureza.

Um dia, o grupo do Bolo começou a gozar com o Zacarias, porque ele era cego e usava óculos escuros.

Apesar da sua cegueira, Zacarias respondeu a todas as perguntas que o Bolo lhe fazia e deixou-o de boca aberta.

Zacarias ficou zangado com tantas perguntas. Levantou a tromba para o céu e passou por cima do grupo do Bolo. Nesta grande confusão, o grupo deu meia volta e fugiu cheio de medo.

Depois desse dia, mais ninguém se riu da Aninhas e do Zacarias, nem mesmo o grupo do Bolo.


No final da história, e como já é habitual, fizemos uma ficha de trabalho, em que os alunos escreveram a sua cor preferida e desenharam objectos que sejam da cor escolhida.

Sem comentários: